Perspectivas Diferentes de Enxergar o Mundo Terra colocada em um campo verde - Perspectivas Diferentes de Enxergar o Mundo Bandeira

Sam Harris

Página extraída de Carta a uma Nação Cristã: Contraponto, por RC Metcalf. Para obter mais informações, por favor visite www.ThinkAgain.us.

Sam Harris - Agenda Secularista
Na Carta a uma Nação Cristã, Sam Harris é claro acerca de sua agenda secularista. Como tal, Sam Harris afirma dirigir-se aos cristãos em um sentido muito restrito, como pessoas que creem "no mínimo, que a Bíblia é a palavra inspirada de Deus e que somente aqueles que aceitam a divindade de Jesus Cristo encontrarão salvação após a morte.”10 Contudo, ao ler o seu livro, torna-se evidente que estas não são as únicas duas doutrinas do Cristianismo sob ataque. Na Carta a uma Nação Cristã, Sam Harris se dispõe a "demolir as pretensões intelectuais e morais do Cristianismo em suas formas mais comprometidas.”11 Em resposta, estarei dirigindo os meus comentários ao Sr. Harris e a qualquer leitor que ache seus argumentos persuasivos. Uma "pretensão" é uma reivindicação insustentável. No entanto, é o Cristianismo verdadeiramente insustentável? Ou será que evidências boas, convincentes, intelectuais, históricas, filosóficas e até mesmo científicas existem para apoiá-lo?

Sam Harris salienta que uma pesquisa recente do Gallup "revelou que 53% dos americanos são em realidade criacionistas.”12 Em seguida, ele continua dizendo que "isto significa que apesar de um século cheio de conhecimentos científicos que atestam à antiguidade da vida e à maior antiguidade da terra, mais de metade dos nossos vizinhos acreditam que o cosmos inteiro foi criado há seis mil anos.”13 Ele não menciona que entre os cristãos que acreditam que Deus criou a Terra, existem pelo menos dois campos, os criacionistas da terra jovem e os criacionistas da terra antiga. Apesar de muita polêmica entre os cristãos, a opinião a respeito da idade da terra é classificada como um conceito não-essencial que cai fora do âmbito da doutrina cristã fundamental. Embora ambos os campos acreditem que Deus "criou" o cosmos e, portanto, consideram-se criacionistas, isso não significa que ambos aderem a uma idade de seis mil anos para o cosmos. Ao ler a pesquisa de tal forma a igualar os criacionistas especificamente com criacionistas da terra jovem, Harris comete a falácia lógica do equívoco. Muitos dos norte-americanos que participaram da pesquisa provavelmente não interpretaram o termo criacionista com o significado de criacionista da terra jovem.

Lembre-se também que os americanos de outras religiões podem muito bem acreditar em alguma forma de criação. Sabemos que a maioria das outras religiões constituem uma parcela menor da população americana que os cristãos, mas sua participação alteraria um pouco as estatísticas. Por exemplo, a maioria dos muçulmanos sunitas geralmente se classificariam como criacionistas, mas aderem a uma forma islâmica de criacionismo evolucionário. Portanto, a maioria dos muçulmanos sunitas não acredita que o cosmos inteiro foi criado há seis mil anos. Os muçulmanos sunitas representam a maioria dos muçulmanos nos Estados Unidos, assim como no resto do mundo.14


Sam Harris - Invalidez Estatística
As estatísticas têm sido por muito tempo intencionalmente mal utilizadas para interpretar os dados de maneira que os resultados pareçam favoráveis para o apresentador. Harris ou intencionalmente alia-se com esta tradição duvidosa de invalidez estatística ou simplesmente não consegue ver o impacto dos fatores não especificados que alteraram os resultados em seu favor. Afirmando compreender claramente aquilo em que "acreditamos”15, Harris procede a pronunciar julgamento sobre nós por essas crenças. Infelizmente, o seu entendimento de nossas crenças aparenta ser tão distorcido como as suas estatísticas.

Sam Harris afirma que "o objetivo principal de [seu] livro é armar os secularistas em nossa sociedade que acreditam que a religião deva ser mantida fora de ordem pública, contra os seus opositores da direita cristã.”16 Por outro lado, proponho oferecer uma resposta aos secularistas que têm sido equipados dessa maneira. No entanto, independentemente dos seus efeitos sobre as políticas públicas, continua a ser o meu sincero desejo que este livro vai fornecer ao leitor, juntamente com o Sr. Harris, uma imagem mais clara da razoabilidade da fé Cristã clássica, ortodoxa, protestante e evangélica. É precisamente essa "fé razoável”17 que tem o poder de mudar vidas e, por sua vez, transformar a nossa sociedade para melhor.

Continue lendo!

Leia Página 1 daCarta a Uma Nação Cristã: Uma Resposta.

Footnotes:
10 Sam Harris, Ibid, p. viii.
11 Ibid., p. ix.
12 Ibid., p. x.
13 Ibid.
14 http://www.answers.com/topic/islam-in-the-united-states.
15 A frase “você crê”, ou algo parecido, é usada para começar muitas seções da carta de Harris.
16 Sam Harris, Ibid., p. viii.
17 Eu exorto o leitor a visitar www.reasonablefaith.org, o site de Dr. William Lane Craig, para mais informações sobre a veracidade do Cristianismo.



O que você acha?
Todos nós pecamos e merecemos o julgamento de Deus. Deus, Pai enviou o Seu único Filho para satisfazer o julgamento por aqueles que creem nEle. Jesus, o Criador e eterno Filho de Deus, viveu uma vida sem pecado e nos ama tanto que morreu pelos nossos pecados, tomando sobre Si o castigo que nós merecemos, foi enterrado, e ressuscitou dos mortos, de acordo com a Bíblia. Se você realmente crê e confia nisso de coração, e escolher receber a Jesus como o seu único Salvador, declarando, "Jesus é o Senhor", você será salvo do julgamento e passará a eternidade com Deus no céu.

Qual a sua resposta?

Sim, eu quero seguir Jesus

Eu já sou um seguidor de Jesus

Ainda tenho dúvidas





Como posso conhecer a Deus?




Se você morresse, por que Deus deveria deixar você entrar no céu?


Direito Autoral © 2002-2021 AllAboutWorldview.org, Todos os Direitos Reservados